Parceria entre Secretarias promove Setembro Amarelo em escolas

Como parte das medidas de conscientização da Campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de São Pedro promoveu, na última quinta-feira (16), uma ação na Escola Municipal Isabel Moura de Andrade.

Na ocasião, os alunos participaram de palestra alertando sobre sinais, causas e formas de ajudar quem apresenta indícios que possam levar ao suicídio. A ação aconteceu através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto; a Secretaria de Assistência Social; e a Secretaria de Saúde.

Além da palestra, os alunos contaram com serviços de saúde como testagem rápida para alguns vírus e infecções. No próximo dia 21 de setembro, a ação contemplará mais uma escola do município.

A Campanha

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2014. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Dados

No Brasil, o suicídio é considerado uma questão de saúde pública. De acordo com números oficiais, em média, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, um número maior que o de mortes por AIDS e a maioria dos tipos de câncer.

Segundo relatório de 2014 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil figurou em oitavo lugar dentre os países com maior número de suicídios, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.